Busca

Hotmind Review

Nada importa

Nada importa



Nada importa – resenha

Nada importa (perdão pelo trocadilho) quando lemos uma história tão profunda quanto a HQ escrita pela roteirista Paco Steinberg e desenhado pelo artista Hugo Nanni.

Uma história profunda desde as primeiras páginas que contam o início da vida de Paula, uma menina negra que tem que conviver com discriminação desde muito jovem.

Interessante reparar que o nome da protagonista só é revelado na pagina 26 das 40 paginas da HQ.

Mas o fato de ser discriminada não parece ser o maior problema da Paula, afinal com a ajuda das sábias palavras do pai, ela vence tudo isso gloriosamente, tornando-se muito bem sucedida na vida.

E é nesse ponto que começam seus problemas, mesmo tendo uma vida aparentemente muito boa e bem resolvida, Paula começa a sentir sintomas de depressão. E assim como várias pessoas da vida real que passam pelo mesmo tipo de problema, a moça demora a perceber ou mesmo a aceitar que aquele problema é real em sua vida.

Sim, é aquele tipo de história que faz você pensar e repensar sobre sua própria vida e o que realmente importa para que sejamos felizes, mas felizes de verdade, não só de aparência.

Os autores

Para não dar muitos spoilers é melhor não falar muito do desenrolar da história (acho até que já falamos demais), vamos manter o foco na análise da obra. Texto direto, claro, limpo e profundo, é assim que classificamos o roteiro da Paco Steinberg, roteirista de quadrinhos que publicou em 2014 na HQ Fora Bullying. Em 2015, foi roteirista da PULP HQ, além de participar como roteirista em coletâneas indicadas ao Troféu HQMIX, como a 321 Fast Comics e Clássicos Revisitados, da Editora Quadrinhópole. Ela tem a “manha” de conduzir a história e nos deixou querendo saber mais sobre a vida da Paula.

Hugo Nanni e seu belo e marcante estilo é autor de HQs independentes desde 2007. Vem desenvolvendo parcerias na produção de HQs com outros autores. Em 2016 lançou a HQ autoral de tiras “Turma da Margem”. Em 2015 lançou o gibi “147” em parceria com Daniel Esteves. Participou das HQs “Quadrinhos Inquietos”, “Liga Jundiaiense de Super-Heróis” e também do gibi do “Toninho do Diabo”, além de produzir HQs curtas em outras publicações coletivas impressas.

A HQ de quarenta páginas tem capa colorida e miolo em tons de cinza, uma combinação já elogiada aqui. Acabamento bem feito e impressão de qualidade.

Nada importa foi uma das HQs que indicamos como um dos sete quadrinhos excelente para comprar na CCXP 2016 (clique aqui para ver as outras indicações).

Nosso pedido, após lermos esse trabalho, é que os autores se mobilizem para criar uma edição dois ou mesmo criar uma série online, ficamos curiosos para saber como será a vida da protagonista daqui pra frente e uma série pode até vir a ajudar pessoas no mundo real.

 


17 de janeiro de 2017, por Chewbaca Jones

Loja
Apareceu na mídia

© 2014-2015 Design Brazuca Comunicação Integrada

Todos os Direitos Reservados | As Marcas apresentadas nesse site e no canal são de propriedade dos seus respectivos idealizadores.