Busca

E-news


A CENA DOS QUADRINHOS NO BRASIL



Grrrrooooo! E aí nerds e geeks do planeta terra!!
Eu sou Chewbaca Jones, e hoje vamos falar sobre o cenário dos quadrinhos no Brasil! Leia até o final e deixe seu comment, ok?

Há muitos anos (e bota muitos mesmo), eu sonhava em ver o mercado de quadrinhos no Brasil como ele é hoje. Um mercado maroto, cheio de opções e de gente boa pra caramba produzindo de tudo. Na verdade, meu sonho é ainda maior, mas percebo que um grande movimento produtivo começou há alguns anos e não vai parar.

Esse movimento tem se tornado uma onda de produções de todos os tipos. Algumas de péssima qualidade, outras médias e alguns trabalhos realmente fantásticos. Nesse post, vou analisar fatos que podem ter contribuído pra isso. Afinal, nós aqui da Hotmind também somos fruto de todo esse processo.

Anos 90: só quem produzia quadrinhos de qualidade eram as grandes empresas donas do mainstream. Disney, Marvel, DC e aqui no Brasil o Maurício de Sousa. A galera underground vivia de publicar seus fanzines reproduzidos em máquinas copiadoras e distribuídos entre família e amigos somente. Foi aí que na passagem de uma década pra outra surgiu a internet e o acesso a softwares de edição de imagem.

A internet começou a se mostrar uma forma de levar seu material para muito mais gente do que antes e o uso dos softwares facilitou aplicação das cores e inserção de textos nos quadrinhos. Claro que isso não seria suficiente para que a produção em si crescesse, mas facilitou muito as coisas.

quad

Quad HQ

A produção cresceu e muita gente que apenas sonhava em trabalhar com quadrinhos começou a produzir coisas muito boas. Temos volume, finalmente, e dentro desse volume tem vários destaques como o pessoal do Quad, os vários trabalhos do Felipe Cagno, uma galera que a o Justiça Sideral, os quadrinistas que tem foco nas tiras como Wesley Samp e Léo Maciel aqui em Brasília, sem contar gente como Lu e Vitor Caffagi que colocaram seu lindo trabalho na internet e depois foram convidados a fazer duas graphic novels MSP.

samp_maciel

Samp e Maciel

Não dá nem pra citar todo mundo, mas uma coisa que fazemos aqui é sempre acessar o Catarse, um site de financiamento coletivo que tem se tornado imprescindível para esse crescimento, e ver quantos projetos de HQs excelentes estão lá para serem financiados.

O mercado cresceu e apareceu e se você quer descobrir qual é o estilo brazuca de fazer quadrinhos, hoje é muito mais fácil!
Lembre de curtir esse post é deixar seu comentário! Grrooooooo!


8 de julho de 2016, por Esquentamente Team

Loja
Apareceu na mídia

© 2014-2015 Design Brazuca Comunicação Integrada

Todos os Direitos Reservados | As Marcas apresentadas nesse site e no canal são de propriedade dos seus respectivos idealizadores.