Busca

Hotmind Review


REVIEW POR LEANDRO KANIS



Sexto, dos sete livros das Crônicas de Nárnia, eu havia deixado A Cadeira de Prata para ler depois, e após muitos anos (o que não deixa de ser depois), o li.

É sempre muito gostoso voltar ao mundo de Nárnia, e ler essas histórias sempre leves e divertidas, para dar uma relaxada na mente. E depois de alguns anos, já não é a mesma coisa que antes. Com menos inocência juvenil, consigo perceber melhor as nuances dos diálogos, as características dos personagens, as influências cristãs na história, as sacadas geniais de Lewis.

Quem também gostou muito de voltar a Nárnia foi Eustáquio, que dessa vez leva junto sua amiga Jill Pole, chamados por Aslam à terra dos animais falantes para ajudar a encontrar o príncipe desaparecido. A dupla ruma para o norte, passando por gigantes e goblins, na busca do filho do ex-galã Rei Caspian.

DSC_0113

Um problema da falta de inocência juvenil de outrora foi a menor imersão. Foi o livro da série que menos me envolveu na história, e não sei se por culpa da idade, mas talvez esse livro seja menos i
mersivo que os outros mesmo. Os desafios são sempre facilmente solucionados. Há poucos conflitos.  Os personagens são fracamente desenvolvidos (não saberia descrever a personalidade da Jill).

Um ponto positivo da falta da inocência juvenil foi ter percebido a teologia contida no livro. Como na parte em que Jill diz a Aslam que ela e Estáquio chamaram por ele, para tentar entrar em Nárnia, mas Aslam retruca:

“– Não teriam chamado por mim se eu não houvesse chamado por vocês.”

Agora compare com o que Jesus diz:

“– Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia.” – Jo 6:44

Uma clara referência à doutrina da eleição, ou seja, nós achamos escolhemos ir a Cristo, mas é Ele quem nos chama e que nos faz ir até Ele.

A leitura é válida: fácil, descontraída, divertida. Mas muito inferior a outros títulos da série. Só espero que não leve mais 8 anos pra eu ler último volume 😀

3 robôs gigantes de 5 possíveis.


9 de agosto de 2016, por Esquentamente Team

Loja
Apareceu na mídia

© 2014-2015 Design Brazuca Comunicação Integrada

Todos os Direitos Reservados | As Marcas apresentadas nesse site e no canal são de propriedade dos seus respectivos idealizadores.